sábado, 6 de novembro de 2010

. OS .OSALÁS.......OSOLUFON e OSOGIYAN.......















Oxalá Ajagemo: Para o qual durante a sua festa anual em Edé, dança-se e representa-se com mímicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual este último sai vencedor.
Oxalá Akire ou Ikire: É um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem o negligencia.
Oxalá Alase ou Olúorogbo: Salvou o mundo fazendo chover num período de seca.
Oxalá Etéko: Caminha com Oxaguiã, é inquieto. Vive nas matas e come todo o tipo de carne branca
Oxalá Eteto Obá Dugbe: Outro guerreiro, ligado a Orixalá
Oxalá Lejugbe: é muito confundido com Oxalufan; por ser vagaroso e indeciso. Muito chegado a Ayrá. Come com Yemanjá e Oxalufan. Come também todo tipo de carne branca
Oxalá Obatalá: É o mais velho dos orixás. O grande rei branco; raiz de todos os outros Oxalás. Ele não é feito, faz-se Ayrá ou Oxum Opara. É o pai de Oxalufan que por sua vez é o pai de Oxaguiã. Por ser muito grande e poderoso, Obatalá não se manifesta, sua palavra transforma-se imediatamente em realidade. Representa a massa, o ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação dos novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos.
Oxalá Okó: Divindade da agricultura e colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra. Orixá Nagô, pouco conhecido no Brasil. Na época da chegada dos escravos, não deram muita importância a este orixá, considerando como orixá da agricultura, em seu lugar Ogum e dos grãos Obaluaiyê. Quando se manifesta leva um cajado de madeira que revela sua relação com as árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade. É confundido com Oxalá, pois veste-se de branco. Seu Opaxoró, no Brasil, é confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. É um Orixá rico.
Oxalá Olofon Ajigúna Koari: Aquele que grita quando acorda (conhecido pelo nome de Oxalufan)


Oxalá Orinxalá, Orixalá ou Obatalá: É casado com Yemanjá, seus assentamentos são colocadas lado a lado e cobertas com traços e pontos desenhados com efum, no Ilésin, local de adoração, dizem que Yemanjá[yemowô] foi a única mulher de Orixalá um caso excepcional de monogamia entre orixás e eborás.


Oxalá Oxalufã (Orixá Olú Fon): Orixá velho e sábio, cujo templo é Ifón pouco distante de Oxogbô, a cerimónia de saudações é de dezasseis em dezasseis dias. Orixá muito velho, de idade avançada, aleijado, lento, movendo-se com muita dificuldade. Dança apoiado no opaxoró. Treme de frio e velhice. Detesta a violência, disputas e brigas. Não come sal e nem dendê; odeia cores fortes, principalmente o vermelho. A ele pertencem os metais e substâncias brancas; não suporta cavalos.
Oxalá Osoguiã ou Oxaguian (Orixá Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se encontra em Elejigbô. Tomou o título de Eleejigbô principe de Ejigbô. Uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Orisa-Je-Iyán ou Orisájiyan.
A tradição exige que os habitantes de dois bairros Xolô e Oké Mapô lutem uns contra os outros a golpes de varas[atori]. É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com pedras azuis, chamadas Seguy. Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto ao inhame. É o pai de Oxossi Inlé, come com Ogunjá, Oxossi Inlé, Airá, Exu, Oyá e Onira.
Tem muito fundamento com Oyá  Onira pois, é o dono do Atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Guian devem agradar muito a Oyá. Vem pelos caminhos de Onira; tem ligação forte com Exu. Seus filhos devem evitar brigas e mentiras e principalmente, não devem enganar a Ogum
Oxalá Akire ou Ikire: É um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem o negligencia.
Oxalá Alase ou Olúorogbo: Salvou o mundo fazendo chover num período de seca.
Oxalá Etéko: Caminha com Oxaguiã, é inquieto. Vive nas matas e come todo o tipo de carne branca.
Oxalá Eteto Obá Dugbe: Outro guerreiro, ligado a Orixalá.
Oxalá Lejugbe: é muito confundido com Oxalufan; por ser vagaroso e indeciso. Muito chegado a Ayrá. Come com Yemanjá e Oxalufan. Come também todo tipo de carne branca.
Oxalá Obatalá: É o mais velho dos orixás. O grande rei branco; raiz de todos os outros Oxalás. Ele não é feito, faz-se Ayrá ou Oxum Opara. É o pai de Oxalufan que por sua vez é o pai de Oxaguiã. Por ser muito grande e poderoso, Obatalá não se manifesta, sua palavra transforma-se imediatamente em realidade. Representa a massa, o ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação dos novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos.
Oxalá Okó: Divindade da agricultura e colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra. Orixá Nagô, pouco conhecido no Brasil. Na época da chegada dos escravos, não deram muita importância a este orixá, considerando como orixá da agricultura, em seu lugar Ogum e dos grãos Obaluaiyê. Quando se manifesta leva um cajado de madeira que revela sua relação com as árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade. É confundido com Oxalá, pois veste-se de branco. Seu Opaxoró, no Brasil, é confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. É um Orixá rico.
Oxalá Olofon Ajigúna Koari: Aquele que grita quando acorda (conhecido pelo nome de Oxalufan).

Oxalá Oxalufã (Orixá Olú Fon): Orixá velho e sábio, cujo templo é Ifón pouco distante de Oxogbô, a cerimónia de saudações é de dezasseis em dezasseis dias. Orixá muito velho, de idade avançada, aleijado, lento, movendo-se com muita dificuldade. Dança apoiado no opaxoró. Treme de frio e velhice. Detesta a violência, disputas e brigas. Não come sal e nem dendê; odeia cores fortes, principalmente o vermelho. A ele pertencem os metais e substâncias brancas; não suporta cavalos.
Oxalá Osoguiã ou Oxaguian (Orixá Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se encontra em Ejigbô. Tomou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Orisa-Je-Iyán ou Orisájiyan. A tradição exige que os habitantes de dois bairros Xolô e Oké Mapô lutem uns contra os outros a golpes de varas. É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com pedras azuis, chamadas Seguy. Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto ao inhame. É o pai de Oxossi Inlé, come com Ogunjá, Oxossi Inlé, Airá, Exu, Oyá e Onira. Tem muito fundamento com Oyá pois, é o dono do Atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Guian devem agradar muito a Oyá. Vem pelos caminhos de Onira; tem ligação forte com Exu. Seus filhos devem evitar brigas e mentiras e principalmente, não devem enganar a Ogum.
Oxalá Ogiyan Ewúlee Jiigbo: Senhor de Ejigbô (conhecido pelo nome de Oxaguiã).
 Osagyan náo é uma qualidade, ele é um Orisa funfun e faz parte do culto de Osala… Ele é filho de Osalufan… Pois bem, Osagyan tem varios caminhos como:
Baba Guimin
Baba Dankó
Baba Ajagunã
Obs: Ajagunã nao é um Osagyan faz parte do culto de Osagyan porque depois dele ter se separado dos 3 guerreiros branco , ele passou fazer parte do culto a Osagyan.  Ele tambem tem outros caminhos como Betiodé e Betioko…Pelo que conheço existem sim caminhos de oxaguian e nao qualidades porque guian ja é uma qualidade,tanto tem pessoas feitas de guiãn babá dankó…
·  Mitologia dos Orixas:Reginaldo prandi.Houve um tempo em que os Orixas viviam do outro lado do oceano.Mais depois tiveram que vir para o lado de ca,para acompanhar seus filhos que foram trazidos como escravos.Assim vieram todos e assim veio OXAGUIA. Ele veio boiando na superficie do mar,navegando no tronco flutuante de uma arvore.A atravessia durou muito tempo,mais de um ano.Foi nesta viagem que OXAGUIA conheceu OGUNTE que era a dona do proprio mar em que viajava OXAGUIA.Logo se conheceram e logo se apaixonaram. ELE era moço,forte,corajoso,OGUNTE era bonita, destemida e sedutora. OGUNTE engravidou de OXAGUIA e nove meses depois deu a luz a um menino,que ja nasceu valente e forte,querendo guerrear.Mais tarde chamaram o menino de OGUNJA,porque o guerreiro gostava de comer cachorro.Sempre que ia a guerra,a mãe o acompanhava e então todos a chamavam de YEMANJA OGUNTE. OXAGUIA,OGUNTE e OGUNJA formam um familia de guerreiros.Eles sao muitos festejados no Brasil.
Ajaguna,o filho guerreiro de OXALA,andava junto com OGUM fazendo a guerra.Onde OGUM destruia uma cidade AJAGUNA construia outra maior e mais prospera.Conquistavam para seu povo todos os campos de inhame e todas as riquezas em ouro e escravos.O jovem OXALA nao tinha descanso,estava sempre provocando novas situações,obrigando todo mundo a trabalhar e progredir.Onde a paz resultava em calmaria e preguiça ele provocava discordia e o movimento,ninguem podia se acomodar na presença de AJAGUNA. Um dia, entre uma batalha e outra, AJAGUNA foi a cidade de OGUM em busca de munição, lá chegando,viu que o povo festejava. Tinham acabado a construçao de um palacio novo,que ofereceriam para seu Rei OGUM.A eles perguntou AJAGUNA:”Que fazeis agora que o palacio esta feito?”Responderam eles:”Descansamos de nosso jeito.Festejamos.”Disse AJAGUNA:”Vosso rei esta em guerra e tardara. Aproveitai o tempo e fazei um trabalho melhor.Um palacio mais belo e resistente,do qual ele havera de se orgulhar.”E tocou a parede com sua espada e o palacio ruiu.AJAGUNA voltou para a guerra e quando,de outra feita,a cidade retornou,la estava o palacio refeito,maior,mais imponente,mais bonito.Ao povo que comemorava com festas a conclusão da nova fortaleza de OGUM, perguntou OXALA AJAGUNA:”Que fazei agora que o palacio esta feito?”Responderam eles:”Descansamos de nosso feito.Festejamos”.Disse AJAGUNA:”Vosso rei esta em guerra e tardara. Aproveitai o tempo e fazei melhor.Um palacio mais belo e resistente,do qual ele havera de se orgulhar.”E derrubou o palacio de novo.E tantas vezes isso se repetiu que os habitantes daquela cidade se transformaram num povo de grandes construtores e sua engenharia e conhecida ate os dias de hoje.Porque AJAGUNA nao gosta de ver ninguem parado.
AJAGUNA nasceu de OBATALA. DE OBATALA, nasceu numigbim, num caramujo.Logo que nasceu, AJAGUNA se revoltou,.AJAGUNA nao tinha ORI,nao tinha cabeça e andava pela vida sem destino certo.Um dia,quase louco,encontrou ORI na estrada e ORI fez para AJAGUNA uma cabeça branca.Era de inhame pilado sua cabeça.Mas a cabeça de inhame esquentava muito e AJAGUNA sofria torturantes dores de cabeça. De outra feita, la ia pela estrada.AJAGUNA padecendo de seus males,quando encontrou IKU,a morte.IKU se pos a dançar para AJAGUNA e se ofereceu para dar outro ORI a AJAGUNA. Ajaguna com medo,recusou prontamente,mas era taõ  insuportavel o calor que ele sentia que nao pode recusar por muito tempo a oferta. IKU prometeu-lhe um ORI negro.IKU ofereceu-lhe um ORI frio. Ele aceitou. A sorte de AJAGUNA contudo não mudou. Era fria e dolorida essa cabeça negra.Mas pior era o terror que nao o abandonava de sentir-se perseguido por mil sombras.Eram as sombras da morte em sua cabeça fria. Então surgiu OGUM e deu sua espada a AJGUNA. E com a espada ele afungentou a morte e as sombras. OGUM fez o que pode para socorrer o amigo,com a faca retirando o ORI
Em África temos para o mesmo Oxalá com as mesmas características vários nomes em terras/cidades. Obatalá, Balufon, Lufon, Oxalufon,etc, são títulos/reinados, na verdade é o mesmo Orixá cultuado nas qualidades: Efurú, Afejó, Oko, R’Oko,etc, assim também com Oxaguian que também é um título ao Rei (Orixá comedor de inhame) Os Ajagunans Babá Elejibos se sub dividem com vários nomes, (Epejá,Ajaguna,Lejugbé,Epè,Dankó,etc)
Precisar um número de Orixás Funfun é impossível! A tradicional festa “As águas de Oxalá” homenajeia-se a renovação do ciclo da vida em 3 domingos:
1ºDomingo – Oduduwa
2ºDomingo – Oxalufon
3ºDomingo – Pilão de Oxaguiyan

A terra de Osogiyan chama-se Elejigbó,  Seu título origina-se da expressão Òìsà-je-iyán que significa “Orixá comedor de inhame”, inventou o pilão para melhor preparar seu prato favorito e também é chamado de Olóodo, dono do pilão. No terceiro domingo das águas de Oxalá é saudado com uma grande festa, dia do pilão, (Ojó Odo)
todos os Oxaguians tem ligação com Ewá e vice versa.
Babá Dankó,  é o Senhor dos grandes bambuzaís! Orixá Funfun e que vem sempre em socorro nos momentos de cruciais, entre a vida e a morte. Babá Dankó é um Orixá do Ketu, ligado a linhagem dos Ajagunãs (oxaguians). O itãn de que ele encabeçou os oloke ao pé de gameleira e que ele é um dos orixas fum fum.
dizem que ele é um orixa magico e raro ele mora no bambuzal branco, que onira lhe deu o atori e ele é o portador real do atori que vive mais do lado dos mortos do que dos vivos, que é o unico que tem o poder de punir e absorver qualquer um…

Para alguns antigos zeladores, não se inicia-se ninguém para este Orixá, existem fundamentos especiais para as pessoas de Babá Dankó pois ele não pega a cabeça do iniciado, até por que, sua liturgia não permitiria. Quem se faz é Oxaguiã, e o motivo de ser tudo muito vago é porque não há informação sobre feituras deste orixá, não é porque é raro ou deixa de ser raro é porque se trata de um dos fumfum e sendo assim ele não viram mesmo na cabeça de ninguém, e neste caso é substituído por Oxaguiã. Esse Oxalá é o pai do nascer do dia, portanto o primeiro Orixá na essência da luz do sol. Babá Èpé é a síntese que reune o equilíbrio e a luta/o pilão e a espada. BABA EPE É O QUE TEM FUNDAMENTO COM OXOSSI INLE  .Todos os Orixás que lhe acompanham OSOGIYAN OU AJAGUNA  estão ligados ao Branco: Ogun’Já, Jagun, Airá, Oyá, Oxun, Ínlé, Nanã, Ewá, Yemajá, Lufon, Ajè, Oduduwá e Orunmilá.
Ajagúna é um guerreiro ligado a todos os Oguns, dizem os antigos que é um Ogun de Branco porque se confunde com Ogun’Já.
Na verdade, eles se juntam na família OXAGUîÃ, no panteão funfun.
Babá Dankó faz parte da família, guerreiro de culto exclusivo, o único que mora no tempo.
…Oxaguian é titulo e não uma qualidade de Oxalá.Os Orixás guerreiros Funfuns são reconhecidos por vários títulos e o principal é encima de sua culinária que é o Inhame, rico em suas propriedades.
não consigo entender porque vestem Jagum de palha, sendo que Jagum, Já e Ajagunan eram cultuados no povo de Efon e e possuiam caracteristicas proprias antes das passagens, ou sejá, pra mim, sempre serão os 3 irmãos de Branco.
conta um itan que os 3 foram lutar nas terras de osún, onde ficaram cegos nos portões e seus caminhos foram diferentes, Já para terras de Ogum, Jagun para terras de obaluaiye, e Ajagunan para terras de Ogiyan.
Não consigo entender a tranformaçao de uma caracterisca para outra.
No meu entender, Jagun nunca será um obaluaiye, Ajagunan nunca um Oxaguian e Já, nunca um Ogun.
talves, pela falta de conhecimento, folhas entre outros, eu aceite a feitura desses orisás funfun em qualidades de outros orisás, mas deveria ser mais cristalino isso para o iniciado entender…
·  há um problema nisso, vamos lá: Onira não é Oyá, Ayrá não é Xangô, Odé não é Oxossi , Mas e os fundamentos para cultuar todos estes orixás em separado? concordo que podemos ter nossas ideias e que realmente hajam evidencias de que todos estes são independentes, mas os cultos se perderam no tempo, e por isso os nossos mais velhos os “acomodaram” onde estão. Eu em particular acho melhor cultuar desta forma do que não ter culto, pois culto pre dispõe uma série elementos que infelizmente foram perdidos. Não acho impossível que um dia haja um resgate, mas até lá ……aprendi que:
Orí Mejí é o mesmo  Orixá que se apresenta em duas energias simultaneamente (qualidades) por exemplo: Oxala com Oxalá, Ogun com Ogun, Oyá com Oyá, e assim vai com quase todos os Orixás.
Babá Ìkìre é uma qualidade de Oxalá relacionada a Obatalá, talvez o próprio Obatalá, usa opaxorô e não se curva tanto quanto Lufon, R’Oko, Okin, Ifurú, etc. É um Orixá Funfun raro e pode confundir com Oxaguian no jogo.
Várias cidades em África tem no Inhame uma forte fonte de alimento, a maioria dessas cidades estão ligadas a Oxalá e com diversos nomes para cada aldeia entre eles os Orixás: Ajaguna, Apejá, Epê, Ìjubé, etc, que são conhecidos por Oxaguian, pois todos, num total de 8, tem pelo inhame sua fonte de energia, daí seu apelido ou título de “Orixá comedor de Inhame” Oxaguiã! Eles também tem o título de Babá Elemòasó, “O senhor dos ornamentos bonitos” suas roupas brancas com vários laços e sua postura altiva e firme, o faz o Orixá mais imponente do panteão, vide sua cantiga: Elemòasó Babá Olorogun!
Em Ejigbô uma das principais cidades do reino de Oxaguiã, todos os anos acontece a festa de Oxaguã, acolheita dos inhames e bairros vizinhos promovem uma guerra simbólica (contada em lenda) e o Rei descendente direto de Oxaguiã, ainda reina ,e todo ano participa de uma procissão levando os Axé do grande Orixá.   Oxagunde está ligado a guerra e Oxafuru ligado aos sonhos,  Nenhum destes tem culto, não viram em filhos e são todos substituídos por Oxaguian ou Oxalufã. Osogiyan é um Orixá de liturgia única, não há quem o conteste, extremamente fiel aos princípios básicos de justiça, guerreiro incansável da paz. Ninguém mais se contenta em ser Oxaguiã ou Oxalufã, todos querem ser de Obatalá, Okô, Olokum e outros funfun. O que me faz pensar no seguinte: Como se cultua estes orixas funfun fora das qualidades Oxaguiã e Oxalufã? Eles não tem culto formal, não tem rum, não tem cantigas (poucas), então do que adianta falar para alguém que a pessoa  é de Obatalá? Do que adianta isso se na realidade ela vai ser feita de Oxalufã? Dizem que oxalá não é segundo santo de ninguém, mas o que aprendi é que O único Orixá que não é segundo é Oxumare e logun Edé .Existem qualidades de Orixá que só se compõe com Oxalá sendo segundo Orixá, assim como Obá, Ossãe, Ewá, Logun, Nanã.
Exemplos de antigas personalidades:
Pai Agenor era de Oxalá e Ewá
Pai Arnaldo era de Ogun e Oxalá
Mãe Yára era de Oxun com Oxalá
Mãe Olga era de Irokô com Oyá
Mãe Celina era de Xangô com Obá
Mãe Marly era de Oxóssi com OXALÁ
Pai Márcio era de Jagun com Nanã
E por aí, vai…
Existem axés que não aceitam Oxalá com segundo Orixá, porém, são poucos.






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3 comentários:

Unknown disse...

muito parabens pelo conhecimento porem quero te falar uma coisa sou de DANKÓ e esse orisa roda na minha cabeça ! e eu acredito que tenho orisa e encanto ... axé ! descukpa a minha contradição !

suami portinhal disse...

Eu também conheço pessoas iniciadas deste orisá e nada vejo contra, apenas passei o ensinamento do meu asé no qual esse orisá mora em cima da casa de Egum,mas em outros asés eu conheço pessoa iniciada dele sim! parabéns por possuir tão belo orisá em seu ori!

Luiz felipe disse...

Parabens pelo blog , sou de baba epê , aprendi muito sobre meu pai aqui , motumba !

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