terça-feira, 26 de outubro de 2010

..FALANDO SOBRE O ORISÁ OYÁ















Oyá

Princesa real da cidade de Irá, em Nupe. Viveu por volta de 1.450 antes de cristo.
OYA é a dona dos raios, dos ventos e dos mortos, controla o YGBALÈ ( casa dos mortos ). Esposa de seu primo, SÀNGÓ, foi a maior guerreira que existiu na África, sua fúria era incontrolável, não temendo nem a morte. ligada as florestas que ela domina com seu ORUKERÉ, que lhe foi presenteado por ÒSÓÒSÌ. É associada aos ancestrais masculinos que ela dirige e maneja. Esta relacionada ao vermelho e é representada pelo relâmpago.
OYA teve nove filhos, uns dizem que foi com ÒGÚN, outros que foi com SÀNGÓ , oito nasceram mudos e o último nasceu um ÉGÚN e graças aos sacrifícios recomendados por IFÀ, nasceu com o poder de falar com voz estranha e sobrenatural, chamada SEGI , que imita a voz do macaco africano chamado IJIMARÈ, macaco que é consagrado aos ÉRÉS.
- 1 - IMALEGÃ - Nasceu no primeiro dia do EBOYKÙ, arrancado do ventre de OYA pelas ÌYÁMI, e foi envolvido em abanos;
- 2 - IORUGÃ - Foi envolvido na palha seca e alimentado com talos de bananeira. Nasceu com avaidade de OYA e é o preferido;
- 3 - AKUGÃ - Nasceu no terceiro dia da tempestade e foi criado nas touceiras de bambu. É rebelde. Não se deve tocar o chão do bambuzal;
- 4 - URUGÃ - Alimenta-se das folhas da bananeira e esconde-se nas florestas. Faz buracos;
- 5 -OMORUGÃ - Alimenta-se do pó do bambu que está caído no chão. Vive no milharal e fica escondido nos bambuzais observando os seres humanos;
- 6 - DEMÓ - OYA cobriu-o de lama para saber os segredos de seus inimigos. Usa pele de búfalo para acompanhar ÒSÓÒSÌ;
- 7 - REIGÁ - Acompanha os mortos e ronda os cemitérios. Esconde-se nas grandes árvores dos cemitérios e ronda as sepulturas a procura de objetos perdidos ou esquecidos pelas pessoas;
- 8 - HEIGÁ - É violento e vive perseguindo o ORI do ser humano. Propicia desastres e desordens;
- 9 - EGUN EGUN - Filho de SÀNGÓ. OYA preparou-o para combater. Êle se apossa do ser humano, fazendo-o cometer desatinos.
Carrega um par de chifres que deu a seus filhos, dizendo-lhes que se precisassem dela batesse um no outro que ela viria de onde estivesse para acudi-los, também um instrumento de madeira com o rabo do búfalo que serve para afastar os ÉGÚNS , é o ORUKERÉ.
Recebeu de SÀNGÓ o título de YÀSÁN , que quer dizer , "a senhora das tardes ", pois chegava sempre as tardes , linda e esvoasante com sua roupa de fogo.
SUAS QUALIDADES


- OYA YGBALÈ
É a deusa dos mortos. É ligada diretamente ao culto de ÉGÚN, por isto é a senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sôbre os mortos, trazendo consigo uma falange de ÉGÚNS que ela controla e administra , pois todos temem o seu terrível poder.
O culto a ÉGÚN nasceu nas mãos de YBBALÈ, quando ela fora buscar uma substância que permitia a SÀNGÓ soltar fogo pelas narinas. OYA ficou sabendo que o povo TAPÀ iria invadir a cidade dos BARIBAS , então forrou na beira do rio um pedaço de PAMP vermelho, colocando em cima algumas cabaças, envocou os mortos e aquêle pano tomou vida e saiu voando na direção dos inimigos, colocando-os para correr apavorados com aquela visão grotesca e horrorosa , livrando, assim, o povo de BARIBAS e nascendo o culto de ÉGÚN. Devido a sua relação com ÉGÚN é proibido vesti-la de vermelho. Sua vestimenta é branca.


- FURÉ
Usa uma foice na mão esquerda e um ARUEXYN na direita, veste branco e por cima de suas vestes a palha da costa. Dança como se estivesse carregando na cabeça uma enorme cabaça. Em suas vestes vão pequenas cabaças dependuradas, no tornozelo direito uma pulseira de aço, tem ligação direta com o culto a morte e aos ÉGÚNS, preside a vida e a morte.
- ODO
Ligada as águas , apaixonada carnal e muito louca por amor.


- IAMESAN
É a que foi esposa de ÒSÓÒSÌ, meio animal e meio mulher, só come caça, é a mãe dos nove filhos. Come comÒSÓÒSÌ nas matas.


ONIRA
É uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de OYA, por ser uma grande guerreira, também é saudada como YNHÀSAN , pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não chegaram a fundirem-se. Seu culto na África era totalmente diferente. Tem ligação com o culto a ÉGÚN, por sua ligação e laços de amizade com OYA. Também tem laços de amizade com ÒSUN , pois foi ONIRA quem ensinou ÒSUN OPARÀ a guerrear. É uma Òrìsà muito perigosa por sua ligação e caminhos com OSOGUIÁN, ÒGÚN e OBALÚWÀIYÉ.,embora tenha quizila com Ogún. Veste o coral e amarelo, contas iguais.


- YÀTOPÈ
Tem ligação forte com SÀNGO e OGUM. Veste o branco.


- AFEFE YKU FUNAN
A senhora do fogo e dos ventos da morte. Caminha com ÒGÚN e OBALÚÀIYÉ , tem caminhos , também , com ÉGÚN e YKU ( morte ) . Veste o branco e pode-se por um azul claro.


- AFAKAREBÒ
Não é feita em seus eleitos , é a verdadeira dona do EBÓ, é a ela que se entrega todos os EBÓS. Seus caminhos levam diretamente a ÈSÙ e ÉGÚN. Seus rituais são todos feitos no murim , cabaças e porrões.


- AFEFE
É ela quem comanda os ventos. Tem caminhos com OBALÚWÀIYÉ e ÉGÚN .Veste vermelho e branco , também usa o coral , o chorão de seu ADÉ é alaranjado .


- BAGAN
Não tem cabeça. Come com ÈSÙ , ÒGÚN e ÒSÓÒSÌ . Tem caminhos com ÉGÚN.


- PETU
Ligada aos ventos e as árvores. Esposa de SÀNGÓ , que vai sempre na frente anunciando sua chegada..Amante de ossâe,fundamento com as arvores e suas folhas, querreira. usa cobre


- OGUNNITA
Ligada ao culto de ÉGÚN , seu fundamento mais forte. É a senhora que caminha com os mortos  ,caminha com ogun Wari e O dé.     Oyá onisoni: caminha com Omulu

Oyà Lesseyen
– Uma das Igbales que mora no próprio Lesseyen.
Oyà Ate Oju
–  caminha com Nana.
Oyà Ogaraju
– uma das mais antigas no Brasil.
Oyà Arira
– Uma de suas formas.
Oyà Doluo
– Eró Ossain;  Oyà Kodun – caminha com Oxaguian.
Oyà Bamila
–   caminha com Olufon.
Oyà Kedimolu
– caminha com Oxumare = Omolu.    Oyá  Funãn  com osalá  . Oyá Kara com Exú e Egum.

  • Oyà Gbale De. Oyá igbalé Guerê,Oyá igbalé Fakarebó,Oyá igbalé Toningbé,Oyá igbalé Yapopo,Oyá Gúnan,Oyá igbalé Biniká,Oya igbalé Filiaba,Oyá igbalé
  • Oyà Gbale Min
  • Oyà Gbale Lario
  • Oyà Gbale Adagangbará
Estas Oyàs Gbale ou Igbale estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Exú.



8 comentários:

ile oya mesan disse...

muito bem explicado a sra e de muito ase gostaria de poter dela no meu msn ? por FAVOR ESTA OYA QUE E COM OMULU, OGUN, E EXU VESTE BRANCO?POR FAVOR ME RESPONDA MOJUBA ASE IYA

suami portinhal disse...

Oyà Gbale Funán, Oyà Gbale Fure, Oyà Gbale Guere, Oyà Gbale Toningbe, Oyà Gbale Fakarebo, Oyà Gbale De,Oyà Gbale Min,Oyà Gbale Lario, Oyà Gbale Adagangbará.


Estas Oyàs Gbale ou Igbale estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Exú.

Unknown disse...

SOU OYà ONIRA..SOUBE QUE A COR DELA è ROSA..
QUERIA SEU MSN..PODERIA?
OU ME ADD...ceres.oliveira@hotmail.com
agardecida.bjo.

suami portinhal disse...

é verdade, oyá onirá veste rosa, e também alguns a chamam da senhora das tardes cor de rosa, justamente poque ela veste rosa e o rosado do por do sol lhe pertence é uma oyá que seus oros são bem próximos do de oxum, as vezes, em certos asés ela é cultuada como oxum,e é chamada de oxum onirá, mas sabe-se que sua origem é um culto a parte na antiga Africa qua ao chegar no brasil confundiu-se com os cultos de outras yabás..seu simbolo também é a vitória régia, é guerreira e caçadora, trazendo uma adaga e um ofá, e o tradicional eruexim....orixá de grande beleza e mistério!

ana disse...

olá gostaria de tira uma duvida se uma pessoa for de omolu jagum esta pessoa pode ter junto oya funan

suami portinhal disse...

Olá Ana!....claro que pode....não há nada de errado nisso...nesta marca de oyá existem 2 caminhos: AFEFE YKU FUNAN
A senhora do fogo e dos ventos da morte. Caminha com ÒGÚN e OBALÚÀIYÉ , tem caminhos , também , com ÉGÚN e YKU ( morte ) . Veste o branco e pode-se por um azul claro.
e OYÁ FUNÃN :Oyá Funãn com osalá ,NESTE CAMINHO oyá VESTE TODA DE BRANCO. Mais nos dois caminhos pode ter omulu JAGUM COMO ADJUNTÓ...espero ter ajudado. bôa sorte.

Palavras Apenas disse...

Olá gostaria de saber se a algumas desta qualidades sitadas é também Oyá Padá ou se por acaso ñ teria outro nome ou se nunca ouvira falar.
E se ouvira falar me fale um pouco mais sobre esse orisá.
Obrigado pelo espaço e aguardo a resposta.

suami portinhal disse...

.: Oya egbalé, PADÁ e Egunitá, estão ligadas nesta fase ao culto dos mortos, sendo assim, tudo que a elas se refere passa pelo branco. Saus vestes são em tecido de algodão toda coberta com mariwo usada como forma de ade e saia. O seu Igba é feito de barro, porrão com alças, bacia, tacho de cobre e 1 panela de barro com tampa, . Seus imbocés são cabra- pombo-galinha. ofereçer 21 akarajés, 7 ekurus[ essa é sua contagem NAS OFERENDAS DE ACARAJÉ E EKURU]Oyá Padá é carregadeira de ebó (despachos e oferendas). Usa o màrìwò (folhas de dendezeiro desfiadas) e o ìrùkéré (pequeno cetro). É guerreira, ágil e esbelta. Seu número é o 9 (odù òsà - maternidade). Saudação: "Èpà heyi!" (Venha, meu servo!).Oyà Padá - Igbale, a que ilumina o caminho aos mortos/eguns/veste branco,mariwo ligada a Oxalá e Nanã, ao bambuzal
Kii Oya Pada ko gbe aféfé rere wa a fun wa asé!!!!!!!

Postar um comentário